Roteiro de 1 dia em Milão: o que ver e fazer

Milão é dessas cidades que nem sempre aparece como primeira opção de destino mas posso te garantir que a cidade tem muito para te oferecer. 

Aqui você vai encontrar uma cidade vibrante e moderna. Milão é conhecida como a capital da moda e também do desenho e ao caminhar pelas suas ruas você vai entender o porquê.

Se você vai visitar Milão, anota essas dicas de tudo o que você pode ver e fazer em 1 dia na cidade.

Milão: onde se hospedar

Para aproveitar ao máximo sua viagem e rentabilizar o pouco tempo que você tem na cudade, recomendo que você se hospede em lugares que te dê fácil acesso para chegar nos principais pontos turísticos.

Centro de Milão

Quando você escolhe se hospedar pelo centro de Milão, você pode ficar próximo da Duomo de Milão – principal ponto turístico da cidade.

Essa é uma das melhores localizações para o seu roteiro de 1 dia em Milão, porque desde ali você pode chegar caminhando aos principais monumentos de Milão. 

Se você é daqueles que gosta de um bom hotel, eu recomendo muito o hotel boutique Room Mate Giulia. Ele é perfeito para quem quer ficar próximo do melhores monumentos, lojas e restaurantes, além de se hospedar com conforto.

Estação Central de Milão

Outro ótimo ponto pra você se hospedar e passear facilmente por Milão, é perto da Estação Centrale de Milano.

Quando você decide ficar na Estação Centrale, além de chegar e sair facilmente para os aeroportos de Milão você ainda economiza um pouco mais, já que esta região costuma ser mais barata que na a Duomo de Milano.

Para quem busca economizar, recomendo o Hotel Mythos – um hotel de 3 estrelas simples mas bem funcional e bem próximo da Estação principal de Milão. 

A seguir te deixo um roteiro do que ver e fazer 1 dia em Milão

O que ver 1 dia em Milão

Roteiro de 1 dia em Milão

  • Praça Duomo
  • Galeria Vittorio Emanuele II
  • Castelo de Sforzesco
  •  A Última Ceia de Leonardo Da Vinci
  • Teatro alla Scala
  • Quadrilatero della Moda
  • Naviglio

ANTES DE TUDO FAÇA UM TOUR GRATUITO POR MILÃO E DESCUBRA TODAS AS CURIOSIDADES DA CIDADE. 

Duomo de Milão

Impossível chegar a Milão e não começar pelo seu monumento mais representativo: a Catedral de Milão, mais conhecida como Duomo de Milão. 

Visite a praça onde você encontrará esta Catedral que impressiona pelo seu exterior todo construído em mármore branco e rosa.

A Catedral levou quase 600 anos para ser construída e hoje é uma das catedrais mais bonitas do mundo.

Vale muito a pena você entrar para visitar a Catedral e subir no topo do seu terraço, onde poderá ter uma bela vista da cidade e ainda vistas dos pináculos da Catedral.

– Entrada Duomo de Milão + Visita ao Terraço: 16,50€ – RESERVE AQUI SEU PASSEIO

Dica da Belle: Se quiser fugir das multidões, recomendo visitar a Catedral de Milão bem cedo, pela manhã. Inclusive esse será o melhor horário para as fotos.

Dica 2: na Piazza da Catedral de Milão está cheio de batedores de carteira e golpistas. Ao tirar foto, algumas pessoas podem jogar milho para os pombos saírem na sua foto e depois disso vão te cobrar dinheiro. TOME CUIDADO E NÃO TIRE FOTO SE ALGUÉM FIZER ISSO. 

Galeria Vittorio Emanuele II

É o shopping mais antigo e mais elegante da Itália. Com certeza você já deve ter visto as maravilhosas fotos dessa requintada galeria.

A Galeria Vittorio Emanuele II está bem ao lado da Duomo de Milão, assim que é um passeio bem fácil de fazer, você sai de um monumento e já pode entrar no outro.

Na Galeria você irá encontrar as marcas de loja mais luxuosas do mundo como Gucci, Prada, Tod’s, Louis Vuitton…e também vários cafés e restaurantes. 

Ao entrar na Galeria repare em todos seus detalhes: 

  • Cúpula: toda realizada em vidro e ferro;
  • Chão: feito de mosaico, é bem bonito;
  • Letreiros das lojas: os nomes das lojas estão escritas em dourado com fundo preto, para manter a elegância e padrão da galeria;
  • Touro: no chão, no meio da Galeria, você encontra a figura de um touro que você facilmente encontrará pelo montinho de turistas que terá ao redor dele. Conta a lenda que a tradição dos milaneses era de no dia 31 de dezembro, à meia-noite em ponto, ir à galeria, colocar o calcanhar direito no aparelho reprodutor do touro e fazer um giro completo ao redor dele para ter sorte no ano seguinte – com certeza os turistas seguem mantendo essa tradição diariamente.

 

Piazza della Scala

Saindo da Galeria Vittorio Emanuele II, pela entrada contrária da Piazza do Duomo, você chegará diretamente na Piazza della Scala.

Essa é uma pequena praça e a visita é bem rápida, é mais para ver uma estátua de Leonardo da Vincci e ver a Ópera de Milão – confesso que o exterior é bem simples e nada opulente, não sei informar como é por dentro porque nunca entrei e nem recomendo você entrar nesse roteiro de 1 dia em Milão. 

Castelo Sforzesco

Uns 15 min a pé desde a Piazza della Scala está o Castelo de Sforzesco, um dos locais de interesse mais interessantes no centro histórico de Milão e uma visita imperdível no seu roteiro de 1 dia em Milão. 

O Castelo foi criado em 1368 como uma fortaleza, depois passou a ser um palácio e foi tristemente demolido durante uma curta guerra.

Em 1450, o fundador da Disnatia Sforza mandou reconstruir o castelo, daí vem seu nome Castelo de Sforzesco. Artistas como Da Vincci e Bramante pintaram vários afrescos para a decoração do novo castelo.

Hoje em dia o Castelo é uma pequena vila bem impressionante, além disso abriga vários  museus de arte e uma biblioteca. Mesmo que você não tenha tempo de visitar os museus, vale a pena incluir no seu roteiro de 1 dia em Milão, o Castelo de Sforzesco.

Parque Sempione

Bem grudado na parte detrás do Castelo de Sforzesco você encontra o Parque Sempione. Para passar uma tarde tranquila, passeando, recomendo bastante o Parque Sempione, ele é o pulmão da cidade.

Um dos principais marcos mais representativos para ver no Parque Sempione é o Arco della Pace, que mais parece com o Arco do Triunfo (na verdade viajando pela Europa percebi que quase todas as cidades tem seu próprio arco como representação de algum momento importante). 

No caso o Arco della Pace foi mandado construir por Napoleão, à medida que ia avançando com suas conquistas, mas parou sua construção quando Napoleão perdeu na batalha de Waterloo.

Posteriormente terminaram a construção do Arco como um monumento em honor da Paz.

A Última Ceia - Leonardo da Vinci

Ao chegar aqui, o roteiro de 1 dia em Milão já te fez passar pelos principais pontos da cidade , agora é hora de visitar uma das obras mais clássicas da Itália, o quadro a Última Ceia, de Leonardo da Vinci.

Na verdade que visitar este quadro não é tão fácil assim, para preservar a pintura, que já está em um muito mal estágio, o número de visitas é bem controlado e reduzido. Caso queira tentar ver esta obra de arte de perto você pode ver se encontra sua reserva aqui: Entrada Última Ceia – Leonardo da Vinci. 

Navigli

Depois de muito passear por Milão você pode aproveitar o fim da tarde e a noite na animada região de Navigli, onde estão os canais de Milão.

A área de Navigli é sem dúvida um dos lugares mais charmosos e emblemáticos de Milão. Esta antiga rede de canais forma um dos bairros mais animados da cidade e é um programa imperdível para o seu roteiro de 1 dia em Milão. Pela região você encontrará muitas opções para sair e tomar o típico aperitivo. 

O que mais fazer em Milão

Se você tiver mais dias para passar em Milão, ainda há muitas outras opções de lugares para visitar:

  1. Quadrillatero della Moda: uma das regiões mais comerciais e elegantes de Milão, para os amantes fashion.
  2.  São Bernardino alle Ossa: conhecida como a capela dos ossos, é um pequeno ossuário escondido com uma quantidade impressionante de ossos.
  3. Pinacoteca de Brera: é o museu de arte mais importante em Milão com obras de Caravaggio, Tinttoreto, Rafaello, entre outros. 
  4. Basílica de São Lourenço e suas colunas: uma das poucas obras que resta da época romana na cidade,
  5. Corso Como: uma rua elegante com lojas, restaurantes como o famoso 10 Corso Como.
  6. Piazza Gae Aulenti: é uma área moderna de Milão com arranha-céus de vidro e impressionantes arquitetura moderna.
 
Como você pode ver, nesse roteiro de 1 dia em Milão você consegue visitar os principais pontos da cidade mas caso queira se aprofundar mais no dia a dia dos milaneses, você terá, ainda, muitas coisas interessantes para ver e fazer.
Belle

Belle

Deixe um Comentário

Sobre Mim

Carioca, turismóloga  e viajante desse mundo, que um dia resolveu largar tudo e veio morar na Europa. No meio disso tudo, resolvi criar este blog com o intuito de ajudar a todos aqueles que querem saber um pouco mais como viajar pela Europa, fazendo a sua Eurotrip dos sonhos.

Descontos de Viagem

Posts Recentes

Seguros Promo

Booking.com

Se inscreva em nossa Newsletter

plugins premium WordPress