França proíbe voos de curta distância

Photo by Chris Karidis on Unsplash

Dessa vez é oficial. A França decidiu abolir voos de curta distância desde Paris, dando prioridade às viagens de trem no país.

A Comissão Européia aprovou a decisão da França de proibir voos domésticos de curta distância. Se a rota do voo for posível em menos de 2 horas e meia de trem, ela não será mais permitida ser uma rota aérea.

De acordo com estas condições, 3 grandes cidades da França já não poderão mais ser conectadas por via aérea, agora só poderá visitar esses destinos, desde Paris, com o trem.

As cidades afetadas são:

  • Nantes
  • Bordeaux
  • Lyon

Mas a regra não se limita por aí não. A França também decidiu proibir as viagens curtas com jatos particulares, numa tentativa de transformar o transporte num meio mais ecológico e justo para a população. 

A proibição de voos de curta distância será válida por três anos, após os quais deverá ser reavaliada pela Comissão.

De qualquer maneira todas as 3 cidades tem ótimas conexões de trem com Paris, se você ainda não sabe como buscar sua passagem de trem na Europa, com a ferramenta abaixo você coloca a cidade de onde está saindo, o seu destino e ela te mostra qual a melhor opção de transporte para a sua viagem.

A França está trazendo grandes melhoras aos seus sistemas ferroviários, oferecendo novas rotas e melhores opções de viagens de trem, até mesmo para outros destinos fora do país. Desde Paris você consegue se comunicar de trem com países como Reino Unido, Bélgica, Itália, Holanda, Espanha e segue ampliando a lista de opções.

Na Europa, muitas das vezes é mais rápido viajar de trem que viajar de avião mas os voos ficaram muito populares depois do aparecimento das cias aéreas de baixo custo na Europa, que oferecem passagens bem atrativas, muitas das vezes mais barata que as próprias passagens de trem.

Os outros países vão seguir a França?

Na verdade é que a França é o primeiro país a proibir os voos de curta distância e o país quer ser pioneira nessa área. 

O Greenpeace que considera que esta medida já é um passo para começar a mudar e espera que outros países sigam nessa direção. 

E o setor aéreo, o que pensa disso?

É claro que muitas empresas do setor turístico não estão satisfeitas com esta decisão mas outras empresas de grande nome, como a cia aérea holandesa KLM Royal Dutch, já vem incentivando que os viajantes peguem o trem ao invés de voar para rotas curtas, assim a empresa vê os serviços ferroviários como aliados e não como uma concorrência. 

Quais rotas foram afetadas por esta decisão da França?

A princípio a decisão afeta 3 rotas: desde Paris Orly para as cidades de Nantes, Lyon e Bordeaux. 

Já o serviço do aeroporto de Paris Charles de Gaulle para Bordeaux e Nantes não foi afetado, porque o tempo de viagem supera às 2 horas e meia. 

Quando a decisão entrará em vigor?

A lei entrou em vigor em 2021 mas ainda vai demorar um pouco para que a proibição seja efetivada mas o Ministro de Transportes da França, Clément Beaune, acrescenta que isso será feito” o mais rápido possível”.

Belle

Belle

Deixe um Comentário

Sobre Mim

Carioca, turismóloga  e viajante desse mundo, que um dia resolveu largar tudo e veio morar na Europa. No meio disso tudo, resolvi criar este blog com o intuito de ajudar a todos aqueles que querem saber um pouco mais como viajar pela Europa, fazendo a sua Eurotrip dos sonhos.

Descontos de Viagem

Posts Recentes

Seguros Promo

Booking.com

Se inscreva em nossa Newsletter

plugins premium WordPress