Londres: dicas para evitar perrengue e curtir como um local.

Londres é uma das cidades mais visitadas do mundo, ela atrai turistas de todas partes, que querem visitar pontos turísticos famosos, conhecer a cultura local, ir de compras e viver alguma experiência como se fosse um londrino.

 

Nesse post quero te dar dicas pra você usar quando viajar para Londres e evitar passar perrengue.

Lembrando que sempre que viajamos para uma cidade nova precisamos conhecer as regras locais e nos adaptar.

Seguro viagem com desconto

Não se esqueça que para viajar pela Europa você precisa ter seu Seguro Viagem, não dá pra viajar e ficar desprotegido longe de casa né? 

CLIQUE AQUI e faça sua cotação com os melhores preços de seguro viagem para a Europa, com desconto de até 20%. Pague no pix, bolteo ou parcele em até 12x no cartão de crédito.

O seguro é o mais barato e o seu melhor amigo se tiver um perrengue, ele te ajuda com acidentes, doença e até perda de bagagem. Clique no link abaixo e faça sua cotação com desconto. 

Fazer cotação Seguro Viagem Europa. 

1 - Transporte em Londres

Londres está muito bem conectada com o transporte público, seja o metrô, ônibus e trem.

Por ter várias opções, pode ser que você se sinta um pouco perdido em como usar o transporte e qual o melhor ticket para sua viagem, mas nesse post vou te explicar como funciona e você vai perceber que é bem fácil.

  • A passagem você pode pagar diretamente com o seu cartão de crédito ou comprando o cartão Oyster Card – que vende diretamente nos guichês das estações.
  • Caso você compre o ticket da sua passagem emitindo o ticket em papel, saiba que você pagará o dobro do valor da passagem. A passagem mais barata para viajar por Londres é usando o cartão aproximação ou o Oyster Card.
  • Nas escadas rolantes do metrô de Londres, NUNCA pare do lado esquerdo, esse lado é para quem tem pressa e quer seguir caminho, para quem estiver parado, vá sempre pelo lado direito.
  • Caminhe rapidamente, em Londres as pessoas sempre tem pressa e coisas para fazer, você está somente a turismo mas lembre-se que ali tem muita gente vivendo e tem a vida regular deles. 
  • Caso você bloqueie a passagem de alguém, pode ter certeza que eles vão falar grosso com você, fazer gestos ou até mesmo te empurrar, na sua idéia você vai achar que eles são mal educados mas na idéia deles eles vão considerar que você quem não tem educação com os demais. 
  • Trem: se você pretende viajar para fora da área central de Londres: aeroporto, Estúdios Harry Potter…nesse caso você precisa comprar ticket separado para sua viagem, alguns aceitam seu cartão aproximação e outros precisará comprar ticket.

2 - Pagando passagem com cartão de crédito

Se você usar seu cartão diretamente, basta você passar seu cartão na catraca e a porta vai abrir pra você passar, é assim de fácil porém precisa saber que tem que ser cartão aproximação, não existe a opção de colocar o chip.

Outra informação importante é saber que ao usar seu cartão do seu banco do Brasil, você pagará o IOF de 6,38% o que vai encarecer um pouco mais sua passagem.

Pra você economizar com o IOF eu recomendo fortemente que você faça o cartão da WISE e utilize este cartão para pagar sua passagem e qualquer compra que você realizar em Londres.

Lembrando também que cada pessoa precisa ter seu próprio cartão, já que não é possível passar o mesmo cartão simultaneamente.

Ao sair da estação de metrô você precisa passar seu cartão novamente.

Com o ônibus basta passar seu cartão de aproximação ao entrar no ônibus.

3 - Pagando passagem com o Oyster Card

O Oyster Card é um cartão de transporte de Londres que qualquer pessoa pode adquirir. Ele é um cartão aproximação que você carregará com o valor que quiser e cada vez que usar o transporte, vai debitando esse valor do seu saldo.

Para comprar o Oyster Card você precisa pagar £7 pelo cartão e, nesse momento, recarregar com o valor que quiser – eu recomendo começar com umas £15 se for ficar uns 3 dias em Londres.

Ao final da sua viagem, caso tenha sobrado um valor no seu cartão Oyster você poderá ir até um guichê e pegar o valor disponível de volta. 

Novamente cada pessoa precisa ter seu próprio Oyster Card já que ele não passa simultaneamente.

Dica importante: sempre esteja preparado com seu cartão ou Oyster Card em mãos ao entrar e sair do metrô, não deixe pra pegar na catraca atrasando as outras pessoas, em Londres é tudo muito rápido e as pessoas não tem tempo nem paciência pra te esperar.

4 - Linguagem usada em Londres

Por mais que o idioma em Londres seja o inglês, com certeza existem expressões que são próprias dali e daí você pode se sentir perdido.

Se quiser se sentir como um local faça seu pedido dessa maneira:

  • “White Tea” (chá branco): na verdade significa chá com leite.
  • “Skinny Tea” (chá magro): significa pedir um chá com leite desnatado
  • Dine In / Take Away: quando você compra comida em lugares de comida rápida eles podem te perguntar: Dine In or Take Away? Isso significa: Dine In – comer no local ou Take Away – para levar.
  • Quando você escolhe a opção de take away costuma ser um pouco mais barato que comer no local.
  • Tube: quando você quer falar metrô ou perguntar onde está o metrô, em Londres não se fala a palavra METRO, eles usam Tube (tubo).
  • Carrier bag: nos supermercados da Europa você precisa levar sua própria bolsa ou terá que comprar uma bolsa no caixa, nesse caso eles chamam Carrier Bag.
  • Quid: a moeda em Londres é a Libra (mas que em inglês se chama Pounds) porém no Reino Unido eles costumam chamar de Quid, esse é um termo alternativo para chamar a moeda do Reino Unido, então ao invés de falar £10 pounds, eles falam £10 quid.

Conselhos adicionais para você se sentir um local

  • Durante  sua viagem à Londres leve sempre um guarda chuva pequeno dentro da bolsa e um óculos de sol. 
  • Leve cachecóis e lenços para usar como camadas, será muito útil.
  • Aproveite as ofertas culturais de Londres: Londres é uma das cidades com mais Museus e Galerias gratuitas, você tem a oportunidade de apreciar a arte gratuitamente em lugares como Museu de História Natural, Museu Britânico, Galeria Nacional e muito mais.
  • Assista a um musical: se tem algo que em Londres eles fazem e muito é assistir aos espetáculos de musicais em Covent Garden, tem várias opções.
  • Sirva-se da cultura do Pub, os londrinos adoram sua cultura de sair do trabalho ou marcar a noite exclusivamente para beber.
  • Se você estiver em um pub ou bar que serve comida, muito provavelmente precisará ir ao bar para pedir e pagar por ela primeiro. Não se esqueça de anotar o número de sua mesa para dar ao barman que faz seu pedido.
  • Para jantar em restaurantes, o correto é reservar a mesa com antecedência. E ao chegar num restaurante que você não tem reserva, espere a ser atendido na porta, jamais vá entrando e sentando.
  • Ao pedir a conta, no valor já costuma vir incluído o valor de 12,5% de gorjeta, lembre-se sempre desse detalhe na hora de planejar os seus gastos.
Belle

Belle

Deixe um Comentário

Sobre Mim

Carioca, turismóloga  e viajante desse mundo, que um dia resolveu largar tudo e veio morar na Europa. No meio disso tudo, resolvi criar este blog com o intuito de ajudar a todos aqueles que querem saber um pouco mais como viajar pela Europa, fazendo a sua Eurotrip dos sonhos.

Descontos de Viagem

Posts Recentes

Seguros Promo

Booking.com

Se inscreva em nossa Newsletter

plugins premium WordPress